.

As Bem Aventuranças - I

 

O objetivo deste estudo é determinar o significado geral das bem-aventuranças para a vida cristã.

O sermão da Montanha é o maior sermão individual alguma vez feito e registrado. Estamos começando uma série de estudos que revela a mensagem de Jesus ensinada a seus discípulos e seguidores de seu ministério.  E de Jesus foi dito:

Mateus 7:28   Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estava a multidão maravilhada da sua doutrina;

Mateus 7:29   porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

Já em tempos antigos, o escritor de Provérbios nos diz o que é melhor. Notem que interessante é a assertiva do escritor em sua advertência. Chama a nossa atenção para a nossa própria pessoa e para as nossas companhias, e da nossa falsa glória com os soberbos.

Provérbios 16:19 Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos.

Aqui o profeta narra à promessa do Eterno para aqueles que têm o abatimento do espírito.

Isaías 57:15   Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.

Os versículos citados acima são somente para lembrar os irmãos que os ensinamentos de Jesus estavam sempre de acordo com a Palavra do Eterno, já transmitida pelos profetas ao seu povo.

Jesus, no começo de seu ministério, Ele faz a distinção de vários grupos de pessoas a quem Ele se dirige, exaltando as suas qualidades individuais. Só que essas qualidades são atributos daqueles que aceitam os Seus ensinamentos. Mas pelo que podemos analisar, essas qualidades devem ser juntadas em um mesmo espírito de submissão aos Seus ensinos. E se constituem em predicados dos verdadeiros cristãos.

Jesus faz promessas para várias qualidades (predicados) dos que integram esses grupos, daqueles que buscam a ajuda do Eterno e Jesus enumera vários tipos de recompensa que será dado a cada um desses predicados. Certamente essa recompensa se dará na ocasião do estabelecimento do seu reino aqui na terra. Notem que os verbos usados se encontram no futuro.

 

Humildade

Aqui neste verso, Jesus exalta as pessoas humildes e diz onde será a habitação delas. É interessante notar que um dos predicados dos filhos de Deus é a humildade. Coisa rara hoje em dia.

Mateus 5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

E Deus julgará e salvará todos os humildes.

Salmos 76:9 Ao levantar-se Deus para julgar e salvar todos os humildes da terra.

Aos humildes a graça, quanto aos escarnecedores!?

Provérbios 3:34 Certamente, ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes.

 

Para os que choram.

Consolo:

Mateus 5:4   Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Porque choram? Vejamos as respostas:

Terão o Consolador:

Isaías 61:2   a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram.

Em vez de choro, alegria e na fome haverá fartura.

Lucas 6:21   Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir.

Enquanto choram, o mundo se alegra, mas essa tristeza se converterá em alegria.

João 16:20   Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.

Paulo no cap. 1º de II Coríntios, nos versos 3 a 11, narrando a estes os sofrimentos a eles impostos, fala da consolação prometida a esses pelos seus sofrimentos e a participação destes no período da consolação.

II Coríntios 1:7   A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação.

 

Os Mansos

Os mansos, esses sim, ficarão por aqui mesmo, a terra será a sua herança.

Mateus 5:5   Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Provérbios 2:21 Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela

E os perversos e aleivosos terão também sua recompensa, e não será boa. Provérbios 2:22   Mas os perversos serão eliminados da terra, e os aleivosos serão dela desarraigados.

(Aleivoso: fraudulento, desleal, traidor, caluniador etc.)

 

Os Justos

Aos que têm sede de justiça se fartarão.

Mateus 5:6   Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

Se abraçarem a justiça jamais serão abalados, quanto aos perversos deixarão a terra. Para onde irão? Leia Apocalipse 20: 11 a 15 e saberá os destinos deles.

Provérbios 10:30 O justo jamais será abalado, mas os perversos não habitarão a terra.

Aqui habitarão os que esperam no Senhor:

Salmo 37:9. Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra.

Os justos herdarão a terra e para sempre:

Salmo 37:29 Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.

 

Misericórdia.

Misericórdia por misericórdia.

Mateus 5:7   Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Como a alcançarão? Servindo ao próximo.

Salmos 41:1   Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o SENHOR o livra no dia do mal.

Terão a proteção do Senhor.

Salmos 41:2   O SENHOR o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à discrição dos seus inimigos.  

Deus usará de justiça aos misericordiosos.

Hebreus 6:10   Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.

Se não usam de misericórdia, sofrerão as conseqüências, mas serão livres de condenação e haverá triunfo sobre o juízo, se usarem de misericórdia.

Tiago 2:13   Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.  

Serão eleitos de Deus se usarem de misericórdia.

Colossenses 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

 

Os Limpos de Coração

Verão a Deus, os limpos de coração.

Mateus 5:8   Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Uma das formas de serem limpos de coração é esta:

Salmos 15:3   o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho.

Esta é uma outra:

Hebreus 12:14   Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

 

Os Pacificadores.

Serão chamados filhos de Deus

Mateus 5:9   Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Terão vida.

I João 5:12   Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.  

 

Os perseguidos por causa da justiça.

Deles é o reino.

Mateus 5:10   Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Não devem se amedrontar e nem ficar alarmados se vierem a sofrer.

I Pedro 3:14   Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados.

Se  conhecerem a justiça não devem voltar atrás.

II Pedro 2:21   Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.

Os que não praticam a justiça, não procedem de Deus e vejamos a condição: 

I João 3:10   Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.

 

As injurias e mentiras.

Será uma benção àqueles que sofrerem pelo Mestre.

Mateus 5:11   Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.

Alguém mudará a verdade em mentira.

Romanos 1:25   pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!  

Devem se alegrar quando acontecerem estas coisas.

Mateus 5:12   Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.  

 

Os que aceitam a Cristo serão o sal da terra.

Terão que se cuidar para não serem pisados pelos homens.

Mateus 5:13   Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

 

Não devem ficar escondidos.

Ser luz e não se esconder.

Mateus 5:14   Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte.

Devem ser luz para todos:

Mateus 5:15   nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

Ser uma luz exposta diante dos homens para que glorifiquem a Deus.

Mateus 5:16   Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

No sermão da montanha, Jesus identificou as características que distinguem os seus discípulos dos descrentes. É natural com a pessoa contaminada com a maneira mundana de ver a vida e o sucesso, não se deixe impressionar com os atributos descritos nas bem-aventuranças. A necessidade de bens espirituais, sensibilidade, mansidão, verdadeira justiça, misericórdia e perdão, santidade íntima, pacificação ou perseguição por defesa do caminho certo, não são atributos que a sociedade busque.

 

Reflexão.

O caminho para Deus, é antes de tudo, descer de nossa posição de orgulho e reconhecer a nossa própria capacidade. De todas as virtudes cristãs exaltadas nas bem-aventuranças, é significativo que a primeira a ser expressa, esteja relacionada com a humildade através da expressão:

Mateus 5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Esta virtude está de certa forma, subordinada a todas as outras.

Devemos  ser sensíveis:

Mateus 5:4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Se não pensarmos e sentirmos o quanto somos fracos para levar a vida só por nós, nunca reconheceremos a humildade.

Devemos  ser mansos:

Mateus 5:5   Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Não poderemos ser mansos se não pensarmos e sentirmos a necessidade de abatermos a nossa soberba. Sem isso, jamais teremos humildade.

 

Devemos  buscar a verdadeira justiça:

Mateus 5:6   Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

Se pensarmos orgulhosamente sermos detentores da nossa própria justiça, não teremos atitude humilde de sujeição à vontade de Deus.

Lucas 18:13 O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!  

 

Reflita.

Nos próximos estudos continuaremos os nossos comentários sobre as bem-aventuranças.

Abraços fraternos

José Pedro de Oliveira

 

RETORNAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.