.

Estudos da Bíblia

 

Conhecendo os principais ensinamentos da Igreja de DEUS

 

Lição 04 - A nação de Israel nas profecias


“... As minhas cidades ainda se transbordarão de bens; e o Senhor ainda consolará a Sião, e ainda escolherá Jerusalém”. (Zacarias 1:17)


Constantemente assistimos nos meios de comunicação reportagens sobre o conflitojudaico-palestino no Oriente Médio. A questão central deste conflito gira em torno da formação do Estado palestino na região. A implantação deste Estado é uma questão complexa, pois judeus, palestinos e os povos árabes estão envolvidos num profundo ódio religioso. A atual situação nessa região do mundo já estava prevista na Palavra de Deus. Nesta parte do estudo, você entrará em contato com profecias de grande proeminência na vida de qualquer pessoa que quiser conhecer os planos do Verdadeiro Deus. Este não é um estudo detalhado, é apenas uma introdução, para um conhecimento amplo do assunto, você deve conhecer o nosso estudo A Restauração de Israel. Por ora, leia as questões e descubra os planos de Deus para com a nação de Israel, da qual descende o nosso salvador, o senhor Jesus Cristo, e, então, assinale as alternativas que correspondam às passagens bíblicas.

I - Os meios de comunicação divulgam constantemente os acontecimentos referentes ao conflito árabe-israelense no Oriente Médio. Este conflito envolve a terra da Palestina, os judeus, os palestinos, os árabes e toda a comunidade internacional. Depois de lermos a passagem bíblica de Zacarias 12:1-3 é correto afirmar que:


(   ) As profecias bíblicas já falavam sobre o assunto;
(   ) Jerusalém, segundo os versos 2 e 3, seria o grande problema mundial no fim dos tempos;
(   ) Todas as nações que fizessem guerra contra Jerusalém seriam derrotadas;

(   ) Todas as nações da terra se posicionariam contra Jersusalém.


II - O conflito no Oriente Médio possui uma causa religiosa: a desobediência de Israel a Deus; que pode ser compreendida pela história. Leia as afirmativas abaixo com as suas respectivas passagens e assinale a alternativa correta.


(   ) Deus fez um concerto perpétuo com Abraão e sua descendência que consiste em dar-lhe a terra de Canaã e multiplicar seus filhos, transformando-os numa multidão de nações (Gênesis 12: 1-7, 15:1-7; 17:1-8);
(   ) De Isaque e Jacó (filho e neto de Abraão) Deus formou a nação de Israel que tinha a missão, como povo escolhido de Deus, de ser uma nação sacerdotal. (Gênesis 21:12; 22: 15-18; Êxodo 19:5, 6);
(   ) Os judeus falharam como nação sacerdotal e não cumpriram os desígnios de Deus, por isso foram punidos e dispersos pelo mundo (Lev. 26: 14-46; Deut. 28: 15-68; Mateus 23:29-38 e Lucas 21:20-24).


III - Depois da desobediência de Israel e da rejeição de Jesus, pedindo que o sangue do Filho de Deus caísse sobre eles e sobre seus filhos (Mateus 27:25), os judeus foram dispersos pelo mundo. Este acontecimento cumpriu a profecia bíblica. Todavia, Deus não rejeitou Israel completamente (Romanos 11:1,25-28). Sobre os propósitos de Deus para com Israel, assinale a alternativa em que a afirmação estiver correta com a passagem bíblica.

 
(   ) No capítulo 36:6-36 do profeta Ezequiel, Deus falou que as terras e os montes de Israel, que estavam desertos e assolados, seriam habitados pelos judeus, que foram dispersados pelo mundo, assim que se arrependessem de seus pecados;
(   ) Para o profeta Jeremias capítulo 33:14-25, Deus disse que jamais rejeitaria seu povo e que levantaria um rei para reinar com justiça, e ainda que só mudaria seus planos se os homens conseguissem transformar as leis do dia e da noite;
(   ) Através do profeta Isaías no capítulo 44 verso 1, Deus disse que Israel retornaria para a sua terra e, também, no capítulo 65 do verso 17 a 25, que para Jerusalém seria criado um motivo de gozo num futuro glorioso;
(   ) Para o profeta Zacarias capítulo 8 e verso 20 e 23, Deus disse que Israel será a luz espiritual das nações quando elas irão a Jerusalém buscar a benção do Senhor.
 

IV - O retorno dos judeus para sua antiga terra e a formação do atual Estado de Israel fazem parte do cumprimento de profecias bíblicas como visto nos versículos das questões anteriores. Estes eram os acontecimentos que faltavam para o último episódio da história antes da volta de Jesus: a Batalha do Armagedom. Sobre o papel de Israel nesta batalha, de acordo como os profetas bíblicos, assinale as alternativas corretas.


(   ) Conforme o profeta Joel 3:1,2 e 12, é propósito divino restabelecer Israel em seu antigo território para então entrar em juízo com todas as nações da terra;
(   ) O profeta Zacarias no capítulo 14:1- 4 fala de um momento em que todas as nações da terra serão reunidas para uma batalha contra Jerusalém e então o Senhor sairá para defender seu povo.Confira também Apocalipse 16: 13,14,16.
(   ) Os atuais acontecimentos no Oriente Médio envolvendo Israel são sinais evidentes de que o grande dia do Deus Todo- Poderoso se aproxima no Armagedom.
 

Copie para o seu computador (word), responda e nos envie por e-mail...

Ir para a lição: 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10

RETORNAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.