Lição 06 - A Santa Ceia e o Lava-pés

“... para que vós tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com Seu Filho Jesus Cristo”. (I João 1:3)

A nossa salvação depende de Deus, como vimos na primeira parte deste estudo, depende também de nossa comunhão com Ele e com nossos irmãos. Todavia, esta comunhão só é verdadeira se o cristão conseguir comprová-la através de um ato cerimonial chamado de lava-pés e ceia do Senhor, que expressa humildade diante dos irmãos e submissão a Deus. Mas, como alguém irá participar de uma comunhão com outras pessoas, se ela não participa de uma igreja? Por isso, é importante conhecermos este ensinamento tão precioso de Jesus e os demais princípios de sua Palavra e da sua igreja. Como sempre, leia as questões, as passagens bíblicas e assinale as alternativas corretas.

I - Que importante cerimônia instituiu Jesus para anunciar sua morte e quanta vez ao ano ela deve se celebrada pela igreja cristã? (I Coríntios 11:23-26)

(   ) A Páscoa;
(   ) A Santa Ceia;
(   ) Tem que acontecer várias vezes ao ano;
(   ) Deve acontecer uma vez por ano na mesma noite em que Jesus foi traído.

II - Sobre a ceia e lava-pés, o que podemos afirmar depois de lermos João 13:4-17, Lucas 22:19-20 e I Coríntios 11:23-26?

(   ) Que antes da ceia acontece o lava-pés;
(   ) O lava-pés representa a comunhão, humildade e o perdão entre os irmãos;
(   ) O lava-pés é depois da ceia;
(   ) A ceia anuncia a morte de Jesus.

III - Sobre o pão e o cálice na santa ceia (Mateus 26:28), pode-se afirmar que:

(   ) Nada representam;
(   ) O pão representa o corpo de Cristo;
(   ) O cálice representa o corpo de Cristo;
(   ) O cálice é a simbologia da nova aliança no sangue de Cristo.

IV - Depois de você ler I Coríntios 11:27-31, o que pode ser dito sobre a condição para uma pessoa participar da santa ceia?

(   ) Quem come o pão e bebe do cálice em pecado, come e bebe para sua própria perdição;
(   ) Todos os batizados devem participar da ceia independente de sua situação espiritual;
(   ) Aquele que participa da santa ceia deve estar de consciência pura;
(   ) Participar indignamente da ceia do Senhor significa a morte espiritual.

V - Lendo João 6:47-57, que fala sobre o corpo e o sangue de cristo, o que podemos afirmar em relação à santa ceia? Que:

(   ) Quem não participa da ceia não participa do corpo de Cristo e, portanto, não tem vida eterna nele e não será ressuscitado no último dia;
(   ) Quem participa da carne e do sangue de Cristo permanece em Cristo e Cristo nele;
(   ) Comer do corpo e beber do sangue de Cristo, na santa ceia, indica a comunhão com Deus;
(   ) É indiferente para a salvação participar ou não da santa ceia.