Lição 07 - Como é mantida a obra de Deus?

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa...”
(Mateus 3:10)

Muito se questiona sobre a real necessidade da devolução dos dízimos à casa de Deus, mas como a Igreja iria levar o evangelho a todas as nações, conforme a ordem de Jesus? A resposta se deve ou não devolver o dízimo deixamos por sua conta, mas, para sua maior compreensão leia as passagens bíblicas indicadas nas questões, encontre as alternativas corretas e assinale.

I - O que disse Jesus sobre o dízimo? O que mais pode ser entendido? Leia Mateus 23:23 e Lucas 11:42 e responda.

(   ) Que não é necessário devolver o dízimo;
(   ) Que deve ser praticada a devolução do dízimo sem deixar de lado a prática da  justiça, da misericórdia e da fé;
(   ) Que a fé, a justiça e a misericórdia sem a prática da devolução do dízimo nada é;
(   ) A devolução do dízimo é tão importante quanto a fé, a justiça e a misericórdia.

II - Em Gênesis 14:18, 19 e 28:20-22 vemos que:

(   ) O dízimo é entregue ao sacerdócio;
(   ) O dízimo é a décima parte daquilo que sobra de nosso trabalho;
(   ) O dízimo é uma gratidão por tudo o quanto Deus nos tem feito.

III - Lendo Malaquias 3:8-10, podemos entender que:

(   ) Deus não pediu que se entregasse o dízimo;
(   ) O dízimo deve ser entregue na casa de Deus para o sustento da obra;
(   ) A entrega do dízimo nos traz as bênçãos de Deus;
(   ) Não entregar o dízimo é roubar a Deus.

IV - O dízimo foi estabelecido somente para o tempo de Moisés (Velho Testamento – sacerdócio levítico) ou é valido também para o tempo de Jesus (Novo Testamento – sacerdócio de Melquisedeque)? Leia Hebreus 7:1- 10 e, escolha as alternativas corretas.

(   ) Melquisedeque é sacerdote do Deus Altíssimo (verso1);
(   ) O sacerdócio de Melquisedeque é eterno (versos 3 e 4);
(   ) O sacerdócio de Melquisedeque é superior ao levítico (versos 6 e 7)
(   ) Os sacerdotes do sistema levítico também entregaram dízimos ao sacerdócio de Melquisedeque através de Abraão (versos 9 e 10);
(   ) No tempo de Moisés entregava-se o dízimo a um sacerdócio formado por homens mortais, no tempo de Jesus entrega-se o dízimo a um sacerdócio eterno (verso 8).

V - Qual é a principal finalidade dos dízimos?

(   ) Sustentar as pessoas que se dedicam integralmente à obra missionária;
(   ) Contribuir para trabalhos evangelísticos;
(   ) Dar mordomia aos pastores;
(   ) Promover boas obras na igreja.

NOTA: Hoje, o crente, por amor a JESUS, provê meios de suster a Sua igreja na Terra - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. II Cor 9:7