.

Estudos da Bíblia

Conhecendo os principais ensinamentos da Igreja de DEUS

Lição 09 - Os mandamentos de Deus

“Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos Seus mandamentos”. (I João 5:2)

Discussões e mais discussões são levantadas pelos homens sobre a necessidade da guarda dos mandamentos de Deus. O nosso intuito com essa parte do estudo não é levantar polêmica, mas, apenas deixar você escolher a resposta. Leia as questões e responda-as marcando as alternativas que falam de acordo com a Bíblia.

I - O que é a lei de Deus para o homem? (Salmos 19:8; I João 3:4; Romanos 7:7).

(   ) Não traz benefício algum para o homem;

(   ) Muda o coração e ilumina seu caminho;

(   ) É leve e fácil de ser guardada; indica o pecado.

II - Compare estas duas passagens Deuteronômio 10:1-5 e Deuteronômio 31:24-26 e responda.

(   ) Existe apenas um tipo de lei na palavra de Deus;
(   ) Em Deuteronômio 10:1-5 fala da lei de Deus;
(   ) Em Deuteronômio 31:24-26 fala da lei de Moisés;
(   ) Uma lei foi escrita por Deus em tábuas de pedra e colocada dentro da arca, e é conhecida como lei moral; a outra, foi escrita por Moisés num livro e colocada ao lado da arca, e é conhecida como lei cerimonial.

III - Lendo Mateus 5:17-19, onde Jesus fala que nem um til ou jota cairia da lei, responda:

(   ) Jesus fala da lei de Deus (Os dez mandamentos), a lei moral;
(   ) Jesus fala da lei de Moisés, a lei cerimonial;
(   ) Jesus mostra que a lei de Deus é eterna;
(   ) Jesus anulou a lei.

IV - Leia Êxodo 20:3-17 e Tiago 2:10 e responda:

(   ) Na lei de Deus de Êxodo 20 estão contidos os dez mandamentos;
(   ) A lei de Êxodo 20 fala sobre a guarda do sábado;
(   ) De acordo com Tiago podemos violar um dos mandamentos;
(   ) De acordo com Tïago não podemos violar nenhum mandamento.

V - O que é sábado? E para que serve? Leia Ezequiel 20:20, Gênesis 2:3, Êxodo 20:8-11 e responda.

(   ) É o sinal entre Deus e o seu povo;
(   ) É o sétimo dia da semana, santificado por Deus para descanso do homem;
(   ) O sábado é o memorial da criação de Deus, porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra e no sétimo dia descansou de suas obras;
(   ) O sábado é somente para o povo judeu.

VI - Lendo Mateus 24:20, Lucas 23:54-56, Atos 13:42-44, Atos 18: 2-4, podemos concluir que:

(   ) O sábado é um princípio válido no Novo Testamento, conseqüentemente, válido para igreja atual;
(   ) O apóstolo Paulo trabalhava durante a semana fabricando tendas e nos sábados pregava nas sinagogas;
(   ) Quando Jesus em Mateus 24:20 disse para que a fuga não acontecesse num dia de sábado, ele se referia somente aos judeus.

Copie para o seu computador (word), responda e nos envie por e-mail...

Ir para a lição: 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10

RETORNAR