Lição 10 -  Onde está a igreja de Deus?

“...Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus” (I Coríntios 10:32)

Depois de termos conhecido o reino de Deus e as maravilhosas bençãos que a Terra ainda desfrutará e também importantes princípios bíblicos, cuja obediência condiciona o cristão à salvação, é hora de conhecermos quem recebeu o poder de anunciar estas belíssimas promessas e de preservar a pureza desta doutrina: a igreja de Deus. Para cumprir com a vontade de Deus, a igreja atravessou séculos de lutas contra a heresia e continua firme em seu propósito. Mas, o que é a igreja? Quando surgiu? Onde ela está? Os homens podem fundar igrejas? Quantas igrejas de Deus existem? Um pouco destas respostas será encontrado nesta parte do estudo, porém, para uma melhor compreensão do assunto, peça um estudo mais detalhado. Estaremos sempre dispostos a esclarecer dúvidas. Agora, marque as questões que você julga verdadeiras.

I - Segundo o seu conhecimento e de acordo com a opinião da maioria dos religiosos o que você responderia?

(   ) Placa de igreja não salva;
(   ) Cristo vem buscar um pouco de cada igreja;
(   ) O importante é aceitar Jesus como único e suficiente Salvador;
(   ) Nenhuma das alternativas acima, pois o Senhor tem uma única igreja destinada para salvação do homem.

II - Baseado em Atos 2:47 o que você responderia?

(   ) Para alcançarmos a salvação o importante é ter bom coração e fazer boas obras.
(   ) Para alcançarmos a salvação temos que freqüentar uma igreja.
(   ) Deus é salvador e para Ele não importa a igreja.
(   ) Deus é salvador e põem em sua igreja os que devem ser salvos.

III - Sobre a igreja de Deus, mencionada por Jesus, como lemos em Mateus 16:18, é possível afirmar que:

(   ) Só Jesus é o fundador da igreja e conseqüentemente nenhum homem pode fundar igreja;
(   ) A igreja sofreu total destruição e todos seus membros foram mortos;
(   ) A igreja jamais seria destruída;
(   ) Cristo é a rocha onde a igreja esta edificada, não Pedro.

IV - Lendo Mateus 28:20 e Mateus 24:35 nós descobrimos que:

(   ) Jesus estaria todos os séculos com a igreja;
(   ) Jesus estaria todos dias com a igreja;
(   ) A palavra de Jesus é fiel, portanto, sua igreja jamais seria destruída;
(   ) A palavra de Jesus falhou e sua igreja acabou.

VI - Lendo I Coríntios 12:12-14 e 20; Efésios 1:22,23; 4:4; 5:23; Colossences 1:18; 3:15 e João 11:51,52, podemos afirmar que:

(   ) A igreja é um corpo e Cristo é sua cabeça;
(   ) Há um só corpo, portanto uma só igreja;
(   ) Sendo a igreja um único corpo, todos os salvos, quer judeu ou gregos, serão unidos numa única igreja;
(   ) Todas as igrejas, mesmo com doutrinas diferentes, formam um só corpo.

VII - Onde a igreja deveria começar a pregação do evangelho? (Lucas 24:47)

No Brasil;
nos Estados Unidos;
em Jerusalém;
em qualquer lugar.

VIII - Por qual nome era identificada a igreja no tempo dos apóstolos? Ler Atos 20:28; I Coríntios 10:32, 11:16; 1:2; II Coríntios 1:1 e I Timóteo 3:5.

(   ) As testemunhas de Deus;
(   ) Igreja de Deus;
(   ) Igreja universal;
(   ) Nenhuma das alternativas acima.

IX - Em sua opinião, o que é igreja?

(   ) Uma instituição criada pelo homem;
(   ) Pessoas reunidas para prática de culto a Deus;
(   ) É uma instituição criada por Deus afim de promover a mensagem da salvação, contendo um corpo de doutrinas e práticas que os homens devem obedecer;
(   ) É um local onde as pessoas vão adorar a Deus independente dos princípios ali ensinados, pois o importante é amar o próximo como a si mesmo;
(   ) É uma congregação de pessoas santas para a prática do culto a Deus, como também, para a prática de rituais que expressam a comunhão entre as pessoas.

X - Para você, qual é a verdadeira igreja?

(   ) É uma congregação de pessoas santas que tem por objetivo adorar a Deus independente dos ensinamentos divinos;
(   ) É aquela que possui as doutrinas contidas na palavra de Deus;
(   ) Todas as igrejas são verdadeiras, pois todas são de Deus;
(   ) Não existe igreja verdadeira;

XI - Qual afirmativa abaixo possui apenas as doutrinas que se identificam com a Palavra de Deus, e conseqüentemente que identifica a Igreja de Deus?

(   ) Sábado, abstinência, Trindade e Jeová como o nome de Deus;
(   ) Reino de Deus na terra, ceia do senhor, domingo como dia de guarda;
(   ) Natal, domingo como dia de guarda, batismo na Trindade e morada nos céus;
(   ) Reino de Deus na terra, batismo em nome de Jesus, guarda dos mandamentos de Deus e a ceia do Senhor uma vez por ano.