Make your own free website on Tripod.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Escola Bíblica

 

Lição 01 – Jerusalém, a cidade de Davi

Leitura Bíblica: II Samuel 5:1-12

Porém Davi tomou a fortaleza de Sião: esta é a cidade de Davi”. II Samuel 5:7

 

Por mais de quatro séculos os filhos de Israel foram governados pelos juízes. O último deles foi o profeta Samuel. Em seus dias o povo rejeitou o governo teocrático e pediu um rei. Saul, varão da tribo de Benjamim, foi ungido o primeiro rei de Israel e reinou por quarenta anos (I Samuel 10:17-27). Após a morte de Saul, seu filho Isbosete reinou por dois anos. No entanto, a casa de Judá seguia a Davi (II Samuel 2:1-11). Por fim, Davi vence Isbosete e é constituído rei de todo o Israel. Foi com Davi que Jerusalém entrou para a história de Israel, tornando-se o centro da vida religiosa da nação.

 

QUESTIONÁRIO

1) Qual das doze tribos de Israel obteve o direito das bênçãos do principado? Gênesis 49:8-12; I Crônicas 5:1,2. Com a tribo de Judá ficou o governo das demais tribos de Israel. Quando Deus estabeleceu a Davi como rei e elegeu Jerusalém para sua habitação, iniciou Ele o cumprimento das promessas do Reino.

 

2) Como rei, qual foi a maior conquista de Davi? II Samuel 5:6-9. Davi tomou a cidade de Jerusalém das mãos dos jebuseus. Ele a melhorou e a transformou em capital.

 

3) Como Jerusalém se tornou conhecida depois de conquistada por Davi? II Samuel 5:7,9; II Crónicas 5:2, Salmo 132:10-14. Jerusalém passou a ser chamada “a cidade de Davi” e também de “Sião”.

 

4) O que Davi almejou construir em Jerusalém em honra ao Senhor? II Samuel 7:1-3. Davi sentiu em seu coração o propósito de construir uma casa ao Senhor. Um templo, onde os serviços sacerdotais pudessem ser realizados. Como Davi foi homem de guerra e havia derramado muito sangue, Deus não permitiu que o templo fosse construído por suas mãos. Prometeu, todavia, que seu filho Salomão haveria de realizar esta obra (I Crônicas 22:6-11).

 

5) Que aliança Deus estabeleceu com Davi? O que esta aliança tem haver com Jerusalém? II Samuel 7:12-17; I Reis 9:5; II Crônicas 21:7; Salmo 89:3,4. Deus prometeu a Davi um trono e um reino eterno, afirmando que da sua linhagem sempre haveria alguém para reinar em Israel. Em Jerusalém está o trono de Davi (I Reis 11:13,32,36; Salmo 48:1,2; 122:1-5).

 

6) Que semelhanças há entre Davi e Jesus Cristo? Jesus e Davi nasceram em Belém (Miquéias 5:2; Mateus 2:1). Davi uniu Judá e as demais tribos de Israel; Jesus fará isto no Milênio (Ezequiel 37:21-25). Muitos dos Salmos falam de Davi, mas por serem proféticos referem-se a Jesus e sua missão.

 

RETORNAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.