Make your own free website on Tripod.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Escola Bíblica

 

 

Lição 04 – O estado dos mortos

Leitura Bíblica: I Tessalonicenses 4:13-18

 

Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te: nem esperarão em tua verdade os que descem à cova”. Jeremias 38:18

 

O que ensina a Igreja de Deus quanto ao estado dos mortos? Que estes dormem no pó da terra, esperando o dia da ressurreição. Esta é a condição tanto dos mortos justos quanto dos mortos ímpios. Os justos ressuscitarão para serem imortais e reinar com Cristo durante o milênio. Os ímpios só ressuscitarão depois destes mil anos, para o juízo e a segunda morte no lago de fogo. Esta é a verdade encontrada na Bíblia e está em oposição ao pensamento de quase todas as religiões, pois estas fazem do sono da morte um mundo totalmente desconhecido das Escrituras. Ensinam que os justos vão para o céu e os ímpios para um inferno de fogo. Há ainda o purgatório, doutrina católica e sem apoio na Palavra de Deus.

 

QUESTIONÁRIO

1) No Éden, que disse Deus ao homem quando este tomou e comeu do fruto proibido? Gênesis 3:17-19. Pelo pecado de Adão veio a morte a todos os homens. O homem é pó e ao pó deve retornar. Quando morre, não vai para o céu ou para um inferno de fogo. É mortal e não possui uma alma separada do corpo.

 

2) Que disse o salmista Davi e o sábio Salomão sobre o homem que desce à sepultura? Salmo 6:5; 30:9; 115:17; 146:4; Eclesiastes 3:19-21; 9:5,6,10. Estas são as verdades reveladas nos versos que acabamos de ler: na morte não há lembrança de Deus; quem está no sepulcro não louva e nem anuncia a verdade; todos os pensamentos do homem perecem na morte; homens e animais possuem o mesmo fôlego; homens  animais vão para um mesmo lugar, isto é, o pó; os mortos nada sabem e não têm recompensa imediata; a memória dos mortos está entregue ao esquecimento; não têm eles parte alguma naquilo que se faz debaixo do sol. Conclusão: o morto está completamente inconsciente e não há comunicação deste com o mundo dos vivos.

 

3) Que provas temos de que os justos não vão para o céu após a morte? Atos 2:34; 13;36. Davi não foi para o céu ao morrer. Foi colocado junto de seus pais, ou seja, foi sepultado junto de seus ancestrais. Viu a corrupção, pois seu corpo foi desfeito na sepultura. Davi e todos os salvos só tornarão a viver e alcançarão a imortalidade na ressurreição.

 

4) De onde os mortos ouvirão a voz do filho de Deus? Se estivessem no céu, qual seria a necessidade de uma ressurreição? João 5:25-29; 11:38-44. Os mortos ouvirão a voz do Senhor estando na sepultura. Isto nos prova que eles não estão no céu ou em outro lugar qualquer. O caso de Lázaro é um exemplo: de onde Jesus o chamou? A verdade é que todos permanecem no sono da morte até o dia final (João 11:23,24). De outro modo, não seria necessária uma ressurreição.

 

5) Qual será o tempo de recompensa para justos e injustos? Que espaço de tempo separa as duas ressurreições? Mateus 16:27; Lucas 14:14; II Timóteo 4:6-8; Hebreus 11:39,40; Apocalipse 11:18; 20:4-6, 11-13. O tempo de recompensa para os santos será na ressurreição que ocorrerá na volta do Senhor. Todos receberão o galardão em uma única ocasião, como atesta o escritor de Hebreus. Os santos glorificados serão imortais e reinarão na terra por mil anos. Os ímpios ressuscitarão ao final deste tempo, serão julgados e condenados à segunda morte. Portanto, cada um a seu tempo e cada coisa em seu devido lugar (I Coríntios 15:23).

 

RETORNAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.