Make your own free website on Tripod.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Escola Bíblica

 

 

Lição 06 – O SINAL DA BESTA

Leitura Bíblica: Apocalipse 14:6-13

 

E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas”. Apocalipse 13:16

 

Uma das maiores preocupações do mundo protestante é conhecer e se livrar da marca da besta. O número 666 tem sido motivo de muitas especulações. Homens como Napoleão, Hitler, Mussolini e outros, já foram apontados como possíveis anticristos. Os dígitos do CPF, os códigos de barras impressos ou colocados nos produtos e até mesmo um grande computador são motivos de muita preocupação. Outros esperam ainda uma lei dominical para oprimir os guardadores do sábado. Tudo pura especulação! Na verdade, os sinais ou marcas da besta estão aí e na maioria das denominações. A marca da besta é compromisso com Roma!

 

QUESTIONÁRIO

1) Além do sinal da besta, fala o Apocalipse em algum outro sinal? O que identificava um membro dos 144 mil assinalados? Apocalipse 9:4; 7:3,4; 14:1. O Apocalipse também fala no sinal de Deus e sendo este também na testa. Se o sinal de Deus é algo espiritual, o da besta também o é. Dos 144 mil, nos é dito que tinham o nome de Deus e de Cristo em suas testas e este foi o selo que receberam.

 

2) Que disse Deus ao povo de Israel sobre o cumprimento de suas leis? Seriam estas leis um sinal para Israel? Êxodo 13:9,16; Deuteronômio 6:6-8; 11;18. A observância dos mandamentos de Deus seriam para Israel um sinal na mão e testeiras ou frontais entre seus olhos. Isto nos vem a provar que o sinal de Deus é espiritual, é a honra devida à sua lei, é compromisso com Ele. Quem tem o seu sinal não se envolve com o paganismo.

 

3) Que ocorreu em Israel na época do cativeiro babilônico? Como se distinguia um justo de um ímpio? Ezequiel 8:13-17; 9:1-6. Não somente o povo, mas também as autoridades religiosas de Israel estavam mergulhadas no paganismo. Mas, todo aquele que mantinha sua fidelidade ao Céu foi marcado com um sinal na testa. Era o sinal de Deus, da obediência e do respeito às suas leis!

 

4) Que ocorreria aos que não se sujeitassem aos dogmas e exigências da besta? O que significa que não podiam comprar e nem vender? Apocalipse 13:17. O papismo, investido de autoridade secular para punir os “hereges”, usou de duas armas: a excomunhão e o interdito. Com a excomunhão, este isolava as pessoas de todos os seus amigos e da sociedade, de forma que já não podia ser visto, sob a pena de ser preso, torturado e morto, salvo se negasse a fé e se sujeitasse ao papa. A interdição era semelhante, porém se aplicava a povoados ou cidades inteiras. Uma cidade interditada não podia realizar comércio com outra. Por este isolamento total, entendemos o porquê de não poder comprar e vender. Sendo assim, embora até hoje exista este sinal ou marca, o tempo em que não se podia comprar ou vender já se cumpriu.

 

Títulos do papa que resultam no número 666:

VICARIVS FILII DEI (Vigário Filho de Deus)

VICARIVS GENERALIS DEI IN TERRIS (Vigário Geral de Deus na Terra)

LATINVS REX SACERDOS (Latino Rei Sacerdote)

DVX CLERI (Guia do Clero)

 

Some as letras que possuem valor numérico em latim:

 

I = 1    V=5     X=10     L=50    C=100       D=500

 

NOTA: Estes são exemplos de bestas - pessoas a serviço da BESTA!

 

RETORNAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.