Escola Bíblica

Lição 08 – O SERVIÇO DO SANTUÁRIO E SEU SIGNIFICADO

Leitura Bíblica: Hebreus 8:1-10

Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre”. Hebreus 7:28

O antigo pacto serviu de aio para nos conduzir até Cristo. Este pacto tinha um santuário terrestre e ordenanças de culto divino. Como sabemos, no primeiro compartimento os sacerdotes cumpriam os serviços diários. No segundo, uma vez ao ano, só entrava o sumo sacerdote. Todo este sistema era sombra da grande obra que devia ser realizada por Cristo, a realidade presente. Os utensílios do santuário também revelavam verdades espirituais, como o candelabro e seus sete braços que simbolizavam a Igreja neo-testamentária (Apocalipse 1:20).

QUESTIONÁRIO

1) No Santo dos Santos, onde habitava a “Shekinah” (Presença de Deus) somente o sumo sacerdote podia entrar no dia 10 do sétimo mês, o dia da expiação. Que cuidados deveria ele ter para isto? Hebreus 5:1-3; 9:7; Levítico 16:6.

2) Se no primeiro compartimento do santuário, chamado santo lugar, os demais sacerdotes tinham acesso diário, perguntamos: a que compartimento o caminho estava fechado? A que compartimento Jesus abriu caminho? Hebreus 9:8. Se analisarmos este versículo dentro de seu contexto, veremos que o caminho para o santo lugar não estava fechado, pois os sacerdotes ali entravam todos os dias. O santíssimo (santo dos santos) era o que estava fechado e ali só o sumo sacerdote entrava uma vez no ano. Foi este caminho que Jesus abriu com sua morte e ascensão aos céus.

3) Logicamente, se Jesus abriu caminho para o santíssimo ou santo dos santos, que véu se rasgou no templo por ocasião de sua morte? Mateus 27:51; Marcos 15:38; Lucas 23:45; Hebreus 6:19,20. Se rasgou o véu interior, que dava acesso ao santíssimo e que separava um compartimento do outro. Este véu se acha traduzido da palavra grega “catapetasma”, enquanto o véu exterior, que separava o santo lugar da porta de entrada, vem da palavra grega “caluma”.

4) Onde, diz a Bíblia, Jesus entrou após sua ascensão? O que é na verdade o santuário celestial? Atos 7:55; Romanos 8:34; Hebreus 10:12; I Pedro 1:22. Jesus foi ao céu e sentou-se à direita de Deus. Portanto, o céu é o próprio santuário celestial (Hebreus 9:24; Apocalipse 21:3,22,23).