.

Escola Bíblica

 

 

Lição 09 – OS PRIMEIROS PASSOS DA IGREJA

Leitura Bíblica: atos 2:37-47

 

De sorte que crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava rapidamente o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé”. Atos 6:7

 

A cidade de Jerusalém não se relaciona apenas com o povo de Israel e sua religião. Lá, no dia de Pentecostes, nasceu a Igreja de Deus, quando três mil almas desceram às águas e receberam o batismo em nome do Senhor Jesus. Os cristãos do primeiro século reconheciam na Igreja de Jerusalém a origem das bênçãos espirituais, mas não estavam subordinados administrativamente a nenhuma autoridade daquela cidade. Se analisarmos Atos 15, onde se fala da circuncisão, veremos que os apóstolos se reuniram para tratar de uma questão doutrinária e não de um assunto de cunho administrativo ou financeiro.

 

QUESTIONÁRIO

1) Quem fundou e edificou a Igreja? Por onde esta deveria começar sua missão de evangelizar o mundo? Mateus 16:18; Lucas 24:47; Atos 1:8. Em Jerusalém teria início a pregação do evangelho. Depois Judéia, Samaria e, finalmente, os confins da terra. Se prestarmos atenção ao livro de Atos, veremos que esta foi a trajetória seguida pelos apóstolos.

 

2) Que falou Jesus a respeito do Espírito Santo que viria sobre os crentes? Lucas 24:49; Atos 1:4,5. Os discípulos precisariam da virtude do Espírito Santo para a grande obra que tinham a realizar. O Espírito que antigamente só era dado aos líderes e profetas de Israel, agora foi concedido a todos os salvos (Atos 2:39).

 

3) Qual cidade dos gentios foi a pioneira em aceitar o Evangelho? Atos 11:19-26. Em Antioquia se formou a primeira Igreja composta de gentios convertidos. Esta Antioquia se localizava na Síria e não devemos confundi-la com a Antioquia da Pisídia (Atos 13:14).

 

4) Quem escolhia ou elegia os pastores e diáconos das comunidades cristãs primitivas? De que forma o Espírito Santo influenciava no crescimento e na  escolha dos dirigentes de uma igreja local? Atos 14:22,23; 6:1-7; 9:31; 20:28. Vemos claramente por estes versos que a escolha dos pastores era feita pela congregação local mediante a direção e orientação do Espírito Santo.

 

5) Qual o sistema de governo adotado nas igrejas da era apostólica? Atos 13:1-3. Nestes versículos podemos observar que uma importante decisão foi tomada na Igreja de Antioquia, decisão esta que não passou pelo aval dos apóstolos e da Igreja de Jerusalém. Isto prova que não havia uma centralização administrativa e que uma igreja local tinha a necessária direção do Espírito Santo para a condução de seus trabalhos e projetos evangelísticos. Recomendamos aos irmãos que leiam Atos 13:1 na versão da Bíblia de Jerusalém. Depois, compare este mesmo texto com I Coríntios 12:28. Ficará provado que Deus estabeleceu uma organização ministerial local e não nacional ou mundial.

 

NOTA: Portanto, não precisamos de Reforma ou Inaugurações e sim Restaurar...

 

RETORNAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.