.

Escola Bíblica

 

 

Lição 11 – A UNIÃO DA IGREJA COM O ESTADO

Leitura Bíblica: I Coríntios 10:14-21

 

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. Tiago 4:4

 

Após a morte dos apóstolos a apostasia começou a ganhar terreno dentro da Igreja. Já no segundo século, tanto no oriente como no ocidente, alguns enveredaram pelo caminho das inovações. Como Cristo não voltou dentro de um prazo que muitos esperavam, o desespero fez com que membros e dirigentes buscassem uma solução fazendo um acordo com o poder secular. Foi assim que a simplicidade da fé cristã se mesclou aos mistérios da religião babilônica, que tinha sua maior expressão na cidade de Roma.

 

QUESTIONÁRIO

1) Como foi revelado profeticamente a união da Igreja com o poder civil? Apocalipse 2:14. No passado, homens de Israel se prostituíram com as mulheres moabitas, comeram das coisas sacrificadas aos ídolos e provocaram assim a ira do Senhor (Números 25:1-3). De forma figurativa, isto representou o ímpio concerto que se estabeleceu entre os cristãos apostatados e o governo temporal. Foi uma fornicação espiritual liderada por pastores e bispos apóstatas com o imperador.

 

2) O que é dito dos nicolaítas, bem como de suas obras e doutrinas? Apocalipse 2:6,15. A palavra “nicolaíta” significa: dominador do povo. A Igreja na era de Éfeso (era apostólica) combateu firmemente qualquer espírito dominador que surgia entre o povo de Deus (I Pedro 5:3). Mas, na era de Pérgamo, a era da união dos crentes com o mundo, se tolerou abertamente o espírito dos nicolaítas, tanto que é desta época a concretização do poder papal. Que exemplo devemos seguir: da Igreja de Éfeso ou de da Igreja de Pérgamo?

 

3) Que mulher é mencionada como sedutora dos crentes e o que ela representa? Apocalipse 2:20. O nome Jesabel simboliza adultério, tanto físico como espiritual. Neste caso representa a religião romana, que seduziu a cristandade e impiedosamente derramou o sangue dos santos. Ela aparece mais a frente, como a perversa prostituta que governa a muitos povos (Apocalipse 17:1-6).

 

4) Que fato já era aguardado pela Igreja antes do regresso de Cristo? II Tessalonicenses 2:1-12. Os crentes fiéis sabiam que, com a chegada e o avanço da apostasia, estava preparado o caminho para que se manifestasse o homem do pecado. O bispo de Roma, alegando autoridade sobre as demais igrejas, aos poucos foi aumentando sua influência. Em 381, no Concílio de Constantinopla, foi determinado que ele estava acima de todos os outros bispos, em honra e autoridade. Somente na volta de Cristo é que este poder bestial será desmascarado e finalmente destruído. No dia do Senhor, todos saberão que só Jesus é quem tem a primazia do povo de Deus e todos os domínios o servirão (Daniel 7:27).

 

RETORNAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.