Escola Bíblica

Lição 12 – SOFRIMENTOS DO POVO SANTO

Leitura Bíblica: Romanos 8:31-39

Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus”. João 16:2

Em todos os tempos os filhos de Deus foram perseguidos por causa da fé. Na galeria dos heróis do Antigo Testamento, aparecem nomes como o de Abel, Enoque, Noé e Abraão. Na era cristã o primeiro mártir foi Estevão, seguido de Tiago, irmão de João, que morreu pela espada de Herodes (Atos 12:1,2).

QUESTIONÁRIO

1) A Igreja foi destinada a sofrer perseguições e tribulações? Atos 14:22; I Tessalonicenses 3:3,4; II Timóteo 3:10-12; Apocalipse 12:11. Estes textos são esclarecedores e nos mostram que o povo santo é aquele que sofre e padece pela verdade. Todavia, não é totalmente extinto.

2) Como o Senhor atende às necessidades de seu povo em meio as aflições? II Timóteo 3:11; II Pedro 2:7-9; Apocalipse 3:10. O Senhor sabe livrar os que são seus, dando-lhes o escape em momento oportuno.

3) Como foi revelado o sofrimento do povo santos nos séculos da supremacia papal? Daniel 7:25; Apocalipse 13:7,15. O catolicismo romano e seu chefe, sentindo-se ameaçado pela pregação do evangelho, desencadeou terríveis perseguições contra aqueles que denominou de “hereges”. Quem não se sujeitava era excomungado e, conseqüentemente, detido e morto. Não toleravam questionamentos acerca da autoridade de seu líder. O 2º Catecismo da Doutrina Cristã, 103ª edição, publicação da Editora Vozes, assim afirma sobre o papa na lição VIII, págs. 29-31:

129. Quem é o Papa?

O Papa, que também chamamos de Romano Pontífice, é o vigário de Jesus Cristo na terra, o chefe visível da Igreja.

130. Pode a Igreja errar, quando nos manda crer alguma coisa?

Não; a Igreja não pode errar quando nos manda crer alguma coisa, porque é assistida e guiada pelo Espírito Santo, e por isso é infalível.

131. E o Papa também é infalível?

Sim; o Papa é infalível.

4) Quem, segundo a Bíblia, é o legítimo e visível chefe da Igreja? Sofreram nossos irmãos por não aceitarem a doutrina da infabilidade papal? Efésios 1:20-23; Hebreus 3:1-6. O catolicismo romano pensa assim: o papa é infalível e não erra. Logo, se recebemos uma ordem do papa, temos que obedecer. Quem se coloca contra o papa, está se opondo a Deus!

É lógico que este pensamento é totalmente antibíblico, pois concede atributos de divindade a simples mortal. Cristo Jesus é o legítimo e visível chefe da Igreja, tem na sua dextra as sete estrelas e anda no meio dos sete castiçais.

No passado, muitos de nossos irmãos sofreram por defender esta verdade e não se sujeitaram a autoridade do bispo de Roma.

A centralização do catolicismo é a maior prova de que este sistema de governo em nada contribui para a unidade doutrinária. Pelo contrário, é uma forma eficiente que satanás encontrou para perverter a fé e fazer com que os crentes desviem a atenção do alvo principal que é Cristo. Com a centralização o cristão passa a focalizar a figura humana, esquece do amor a seus irmãos e torna-se soberbo e arrogante.

Oremos ao Senhor para que a Igreja de Deus se liberte deste espírito e viva exclusivamente para Cristo Jesus, nosso Salvador!