.

O Povo de DEUS - 5

 

Continuando o nosso estudo sobre o Povo de Deus, analisaremos mais alguns versículos da Epístola de Romanos e a explicação que o apóstolo nos dá a respeito do comportamento desse povo por ocasião da presença de Jesus em nosso planeta, em sua terra, ou seja, Israel. Notamos que nessas explicações o apóstolo justifica o comportamento do povo Judeu, o qual redundou em bênçãos para os gentios, tornando-nos também filhos da promessa, mas sem jamais declarar que o povo de Israel perdeu as promessas que o Eterno fizera a Abraão, e que jamais iríamos substituí-los.

Analisemos esses versículos bem de perto. Mais uma vez ele diz que parte do povo, aqueles que não aceitaram o Messias, é os que foram endurecidos, mas mesmo assim foram alcançados pela eleição.

Romanos 11:7   Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos,

Notamos pelos versículos abaixo, que o tropeço deste povo, já tinha sido profetizado por Davi, que eles iam ser punidos, punição não é rejeição, é castigo, sendo esse castigo, a sua dispersão pelo mundo, e como sabemos mais uma vez fracassa o plano de Satanás para desestabilizar esse povo perante o mundo, pois hoje Israel cumpre a promessa de Deus retornando à terra prometida a Abraão.

Romanos 11:8   como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje.

Romanos 11:9   E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição;  

Romanos 11:10   escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.

Vemos através desses versículos a importância que teve a transgressão de Israel no plano da salvação. Que explicação maravilhosa o apóstolo nos dá a respeito dessa transgressão. Que importância teve ela para nós. Mas explica também que se a transgressão do povo de Israel resultou em benefício para nós, quanto mais a sua plenitude, ou seja perfeição. Note bem irmãos, que o apóstolo sempre nos alerta sobre a nossa condição de não judeus.

Romanos 11:11   Pergunto, pois: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes. Romanos 11:12   Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude!

Nestes versículos o apóstolo se dirige aos gentios, mostrando a nós o nosso lugar, e nos explicando que ele incitaria a concorrência ( emulação) de seu povo conosco para salvar alguns deles, mostrando a nós gentios, qual seria o nosso papel perante o seu povo, durante seu ministério. Mostra também que a rejeição de Israel, certamente não como um todo, e não pelo Eterno, pois disse acima que eles não foram rejeitados, certamente essa rejeição já estava em andamento pelo povo de então, como continua até agora em muitos seguimentos religiosos e políticos. Ou será que tem outra explicação? Notemos também que a epístola tem um tom apelativo em favor do povo de Israel, para que nós, os gentios, entendêssemos o papel do povo judeu no plano da salvação.

Plano esse, que ele explica nos versos que se seguem:

Romanos 11:13   Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério

Romanos 11:14   para ver se, de algum modo, posso incitar à emulação os do meu povo salvar alguns deles.

Dada a importância do povo de Israel no contexto, mesmo rejeitados por parte do mundo de então, veja o que ele diz a nós do restabelecimento desse povo:   

Romanos 11:15   Porque, se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos?

Notamos pelas explicações do apóstolo, que o povo de Israel, é as primícias, que quer dizer primeiros, ou primeiras, e além de tudo santas. Traça um comparativo com a sua totalidade, ou seja, a sua descendência.  A raiz e ramos são comparativos da santidade desse povo. Mostra que a descendência de Israel são inevitavelmente herdeiros da promessa do Eterno.

Romanos 11:16   E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.

Agora cumpre a nós, observar a nossa participação no meio desse povo, quando o apóstolo diz meio, isso não quer dizer que tomamos o lugar deles, mas sim participantes da raiz e da seiva. Muito bem explicado está a nossa situação perante o povo de Deus. Alerta-nos ainda para alguns dos ramos que foram quebrados. Essas histórias todos sabem, quais foram os ramos quebrados. Quando há um processo de enxertia, isso todos sabemos, que o enxerto depende do tronco para viver. Se o tronco morrer, o enxerto morre junto ou até primeiro.

Finalmente no versículo 18 ele nos alerta para nós não contarmos vantagem contra os ramos, porque o nosso sustento vem da raiz, raiz essa que foi plantada, regada e mantida pelo Eterno, referindo naturalmente ao povo de Israel, e ainda que o nosso sustento venha da raiz, quem é a raiz nesse caso? A resposta está no próprio texto. Amém.

Romanos 11:17   Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira,

Romanos 11:18   não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti.

Bem irmão, o tema sobre o Povo de Deus é muito amplo, mas se entendermos direito os textos Bíblicos referente a esse assunto, naturalmente, o Eterno nos aceitará como participante das promessas feita a eles também, como disse o apóstolo em sua epístola. Continuaremos o nosso estudo nos próximos dias.

Quero lembrar aos irmãos uns versículos que nos alertam para não querermos fazer o uso do nome dos judeus pensando que isso nos beneficiará. É comum hoje em dia a gente encontrar denominações religiosas se auto intitulando ser o povo de Deus, principalmente nestes últimos dias. (Teologia da substituição).Vejamos então através desses versículos o alerta que temos no livro de Apocalipse sobre essa questão:

Apocalipse 2:9   Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.

Apocalipse 3:9   Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei.

A Paz do Senhor seja convosco.

 

“POR ISSO EU TE LOUVAREI ENTRE OS QUE NÃO SÃO JUDEUS E CANTAREI LOUVORES A TI” Romanos 15: 9 ( 2ª parte )

 

“VOCÊS QUE NÃO SÃO JUDEUS, ALEGREM-SE COM O POVO ESCOLHIDO DE DEUS” Romanos 15: 10 ( 2ª parte )

Tradução na linguagem de hoje.

 

RETORNAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.