.

A Trindade

 

Tenho acompanhado o debate em relação a doutrina da trindade.
Alguns argumentos utilizados são infantis, ou clichês teológicos
.
A questão principal aqui é a pergunta: "A quem iremos adorar?"

Vamos deixar que a Bíblia responda!


Primeiramente devemos relembrar que existia uma anjo que gostaria de ser adorado:

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." Isaías 14:12-14
Quando Jesus Cristo confrontou Satanás (o mesmo que queria ser semelhante ao Altíssimo), Ele disse:

"Vai-te, Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás." Lucas 4:8.

É importante ressaltar aqui que o Diabo, sempre está tentando de uma forma ou de outra obter a adoração, ou pelo menos desviar a verdadeira adoração a Deus.
Vejamos agora alguns textos esclarecedores
:
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus
verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.
João 17:3.

Para termos a vida eterna temos que conhecer a quem? Quantos?
"O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo."
I João 1:3
“Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”  Mateus 11:27.
Eu e o Pai somos um”. João 10:30.
“Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós, também por ele”. I Coríntios 8:6.

Sei, às vezes eu vejo um texto como esse e fico me perguntando: Por que ficar dificultando o que Deus revelou ser simples. O texto supracitado é simples!
“Então me mostrou o rio da vida, brilhante como cristal, que
sai do trono de Deus e do Cordeiro”.
Apocalipse 22:1.
Não vou ficar me demorando querendo provar o que o texto tá dizendo, basta ler.
Pois bem, a doutrina da trindade foi forjada pela Igreja Romana, assim como foi forjada a comemoração do Natal e da Páscoa no domingo. O interessante que isso é provado meus irmãos, basta termos disposição para dar uma lida. Só fazendo um adendo: você comemora o Natal e fala que o domingo vai ser a marca da Besta? Ué, por que? Os dois
tem a mesma origem sabia? Mas isto é outro assunto.
"O mistério da Trindade é a doutrina central da fé católica. Sobre ele estão baseados todos os outros ensinamentos da Igreja." -- O Catecismo do Católico de Hoje, pág. 11.
Quanto as adições de versículos apócrifos na Palavra de Deus, isto é mais do que provado. Mas não precisamos apenas recorrer aos originais.. basta fazermos uma crítica textual simples. 
Por exemplo:

"Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". Mateus 28:19.

Bom vejamos, agora alguns textos que nos indicam pelo menos três opções:

1) Os discípulos desobedeceram à ordem de Jesus;

2) Há uma contradição! Mas dou graças a Deus, porque sabemos e

3) Estes textos não constavam nos originais!
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." Atos 2:38.

O dom do Espírito Santo viria com o Batismo em NOME DE JESUS!
"Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus." Atos 8:16.

Ponderemos neste ponto, este aqui foram batizado no nome de quem?
“E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.” Atos 10:48.
"E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus."
Atos 19:5
Sinto muito, mas não podemos querer fazer dizer o que o texto`NÃO está dizendo! Você meu irmão, minha irmã, foi batizado em nome de quem? Será que foi a forma bíblica de batismo? Medite nisto.

O discípulos batizavam em nome de Jesus por que:

"em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12.

Isto é um assunto sério. Batismo é salvação!

"E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele." Atos 22:16.

A Bíblia nos fala que o objetivo do Batismo é lavar nossos pecados. Em nome de quem nossos pecados foram lavados?

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." Atos 2:38.
Será que o batismo no nome da trindade perdoa pecados? Reflita! Mas não procure explicações em sofismas não bíblicos do tipo: Ah, mas se a Divindade trina estava envolvida na salvação, porque não batizar no nome dela?
Há vários estudos exegéticos e históricos referentes aos textos de Mateus 28:19 e I João 5:7, apontando claramente que foram inseridos posteriormente a redação do texto original.

Enciclopédia Britânica: “A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século.” - 11a Edição, Vol.3 - págs. 365-366. (em inglês)... “Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em nome de Jesus Cristo.” - Volume 3 pág.82.

Enciclopédia da Religião - Canney: “A religião primitiva sempre batizava em nome do Senhor Jesus até o desenvolvimento de doutrina da trindade no 2° Século.” - pág. 53

Muitos estudos, por exemplo, confirmam que I João 5:7 aparece somente na Vulgata Latina do século XVI. Isso não significa que a Bíblia não é um livro confiável, pelo contrário, mostra que Deus, através de estudos seculares dos manuscritos sagrados, purifica sua palavra e nos confirma sua autenticidade! E nos livra do erro!

“Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.” - Apocalipse 5:13 e 14.
_________________

  

"Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de aprender". A.H.

 

 

RETORNAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.