.

O Povo de DEUS - 4

 

Continuando nosso estudo sobre o Povo de Deus, repetirei alguns versículos do estudo anterior, para lembrarmos, do que Paulo disse em Romanos a respeito desse povo.

Romanos 1:16Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;

Romanos 2:9Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;

Romanos 2:10...glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.

Quero lembrar ao irmão que a tradução na linguagem de hoje diz em lugar de gregos diz: “Não-judeus”.

Romanos 3:1Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?  

Romanos 3:2Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.

Veja como o Apóstolo diz em sua epistola, dando ênfase, a situação do povo judeu em seu contexto dentro da história da fundação da Igreja de D-us neste planeta. Nós sabemos que o Eterno, escolheu um povo, para representá-lo aqui na terra. Mas esse povo tinha que ter gente de confiança em seu meio, e isso está provado desde o chamamento de Abraão, que foi o homem que deu inicio a pregação do Evangelho aqui nesta terra, e quem recebeu as promessas do Eterno, mais em nenhum lugar disse que os seus descendentes seriam um povo assassino, que seriam desprezado,  condenado, ou rejeitado. É claro que em todo povo existe, principalmente em nível de liderança, os seus apostatas, os desviados e mesmo criminosos etc. Mas o Eterno disse:

“Sê tu uma bênção!” Gênesis 12:2.

 E ainda mais:

“Porque toda essa terra que vês, Eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência” Gênesis 13: 15,16.

Como podemos ver, as promessas que o Eterno fez a Abraão, já estão sendo cumpridas no presente século, com a volta e posse dos israelitas, para as terras prometidas a Abraão. Ou por acaso não sabemos onde é a pátria do povo de Israel? Prossigamos com o apóstolo Paulo em sua epístola aos Romanos onde nos fala da fidelidade de Deus:Evangelho aqui nesta terra, e quem recebeu as promessas , p5r, ,,,,,,

Romanos 3:3E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus?

Romanos 3:4De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas Tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.

Temos então nestes versículos que a fidelidade de Deus com o seu povo, e as promessas feitas ao mesmo, jamais seriam descumpridas mesmo por causa da infidelidade de alguns. Quando Paulo fala da incredulidade de alguns não inclui a nação toda, mas parte dela, e o Eterno, por esses féis, manteria as suas promessas.

Prosseguindo o apóstolo nos diz:

Romanos 9:1-3Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: tenho grande tristeza e incessante dor no coração; porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.  

Nestes versos Paulo fala de sua tristeza com relação a seu povo, mas certamente se referindo aos que não aceitaram a Cristo.

Veja, como ele fala da herança do povo de Israel. É enfático quando diz “ Pertence-lhes”, não diz pertencia, são versículos muito claros a respeito do assunto.

Romanos 9:4São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;

Diz ainda, “Deles são”, e não eram. Veja que os verbos estão no presente e não no passado. É só uma questão de coerência.

Romanos 9:5...deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

Agora vejamos claramente o que diz esse versículo no qual ele faz uma indagação a respeito do povo de Israel, e a resposta que o mesmo dá a essa indagação.

Romanos 11:1Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.

Será que precisamos mais? Acho que sim. Portanto, vamos em frente. Por acaso quando diz em tom afirmativo, na primeira parte do versículo abaixo, será uma inverdade? Será? Ou será que no versículo acima ele não está se referindo ao povo de Israel?

Romanos 11:2Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo:

Vejamos o comportamento de Deus diante de uma situação de apostasia, quando Paulo cita o caso da apostasia do povo de Israel, durante o ministério do profeta Elias, quando Elias reclama dessa apostasia, qual foi a resposta de Deus? Por acaso eles foram rejeitados nessa ocasião? Deus mudou de posição? A Palavra de Deus diz que não. Porque iria mudar agora? Ou será que “para sempre” para Deus não é uma palavra verdadeira? Pensemos nisto.

Romanos 11:3-4Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal.

Podemos notar que os remanescentes, os que creram na mensagem de Jesus, dentre o povo de Israel, sobrevive segundo a eleição da graça, mas não perderam, segundo o apóstolo, as promessas de Deus, porque foram os eleitos de Deus, ou eleição não é eleição e graça também não será graça.

Romanos 11:5-6 – Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.  

No próximo estudo abordaremos mais assuntos da Palavra de Deus sobre este tema.

A Paz do Senhor seja contigo.

 

“POR ISSO EU TE LOUVAREI ENTRE OS QUE NÃO SÃO JUDEUS E CANTAREI LOUVORES A TI” Romanos 15: 9 (2ª parte)

“VOCÊS QUE NÃO SÃO JUDEUS, ALEGREM-SE COM O POVO ESCOLHIDO DE DEUS” Romanos 15: 10 (2ª parte)

Tradução na linguagem de hoje.

 

RETORNAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.