Lição 05 - Batismo, em nome de quem?

“ Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do espírito santo”. (Atos 2:38)

Neste estágio, você já deve estar bastante envolvido com a Palavra de Deus e com os novos conhecimentos que ela está te proporcionando. É possível que você tenha muito mais perguntas para fazer agora do que antes de começar o estudo. Não se aflija, isto é natural! Estas dúvidas são comuns a quem estuda a Palavra de Deus. Talvez, a pergunta mais importante de todo homem é: o que devo fazer para alcançar a Vida Eterna? As questões que se seguem, é uma introdução ao assunto mais importante sobre a nossa salvação: o batismo. E o que procuramos é a reposta da pergunta: como era realizado o batismo pelos apóstolos? Porém, para maiores informações sobre o batismo, você deve pedir o nosso estudo O Batismo em Nome do Senhor Jesus. Por ora, leia as questões e assinale as alternativas que estão de acordo com a Palavra de Deus, e descubra você mesmo como dar este tão importante passo para a Vida Eterna.

I - Baseado nas palavras de Jesus que estão em Marcos 16:16, podemos afirmar que para alcançar a salvação:

(   ) Não é necessário ser batizado;
(   ) Basta apenas ser bom;
(   ) É necessário o batismo;
(   ) É só aceitar Jesus.

II - Lendo Atos 2:38, podemos dizer que o batismo é:

(   ) Apenas uma alegoria;
(   ) A fórmula pela qual nossos pecados são remidos;
(   ) É em nome de Jesus;
(   ) É em nome do Pai, filho e Espírito Santo (isto é, na Trindade).

III - Lendo Mateus 28:18,19, Lucas 24:47 entendemos que:

(   ) As pessoas devem ser batizadas na Trindade.
(   ) As pessoas devem batizadas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
(   ) Jesus deu a ordem para repetir estas palavras no ato do batismo.
(   ) Jesus, autorizado pelo Pai, deu a ordem para fazer o batismo em Seu nome porque seria confirmado pelo Espírito Santo.

IV - Lendo Atos 4:10-12 e I Coríntios 1:13-15, responda:

(   ) O batismo é feito em nome Paulo;
(   ) O batismo é feito no título Pai, Filho e Espírito Santo;
(   ) O batismo é feito em nome de Jesus;
(   ) Só no nome de Jesus há Salvação.

V - Leia estas passagens Atos 2:38; 8:12, 16; 10:48; 22:16, Romanos 6:3, 4; Colassences 2:12 e Lucas 24:47 e responda:

(   ) Os apóstolos repetiram no ato do batismo as palavras de Jesus de Mateus 28:19;
(   ) No batismo feito na Igreja primitiva era usado o nome de Jesus Cristo;
(   ) O batismo é a morte para o pecado e ressurreição para uma nova vida;
)   ) Foi ordenado que se batizasse em nome de Jesus.

VI - Baseado nestas passagens bíblicas, Lucas 20:1-8, Atos 9: 1-18 e Atos 10:1-48, responda.

(   ) Um pastor que não recebeu o verdadeiro batismo tem autoridade para batizar;
(   ) O batismo é uma forma de transmitir autoridade, pois Jesus pregava e batizava porque havia sido batizado por João;
(   ) Mesmo Saulo, que teve um encontro com Jesus à luz do dia, precisou ser batizado por Ananias discípulo de Jesus;
(   ) O centurião Cornélio, homem justo, temente a Deus e que viu um anjo em sua casa, recebeu a instrução para procurar o apóstolo Pedro e receber o batismo; portanto, podemos concluir que o batismo deve ser feito somente por um pastor ligado à igreja.

VII - Qual é a fórmula bíblica do batismo? ( João 1:28-31; Atos 8:38; Mateus 3:16; João 3:22,23)

(   ) Por aspersão (isto é, derramar pouca água sobre a pessoa);
(   ) Por imersão (isto é, mergulhar a pessoa em muitas águas);
(   ) Deve ser água corrente;
(   ) Deve ser tríplice imersão.